Java Carmo: promessa jovem para o legislativo municipal de Saboeiro ~ Ceará da Gente

Java Carmo: promessa jovem para o legislativo municipal de Saboeiro




Dentre os vários novos nomes concorrendo a uma das onze vagas na Câmara Municipal de Saboeiro, está o da jovem universitária Java Carmo Guerreiro, filha do médico Francisco Tarcísio de Oliveira Guerreiro, popularmente conhecido como Dr. Tarcísio, e da empresária Maria Neta do Carmo (Neta Móveis). Seu desejo de ingressar na política vem primeiramente da influência de seu pai, que trabalhou muitos anos em Saboeiro, e sempre externou seu gosto pela política. A Família Alves, com quem teve convívio por toda vida, sendo seu único irmão, João Wilson, filho do empresário João Alves, também exerceu importante influência nesse despertar de desejo pela vida pública. Por fim, o incentivo de alguém que tem fortes raízes na política de Saboeiro, seu noivo, o ex-deputado e ex-prefeito Perboyre Diógenes, fez com que a jovem de nome incomum optasse por se candidatar a vereadora, mediante a sua inquietude com a falta de políticas públicas voltadas para os jovens no município, a principal bandeira de sua campanha.

Java nasceu em 1995, é acadêmica do curso de Direito na Universidade Regional do Cariri- URCA.  Tem formação técnica na área da Enfermagem (Curso Técnico) com especialização em urgência e emergência, e Administração de Empresas. 

A jovem é sobrinha do Professor Rosemir, referência em educação no município, a quem admira e se inspira para abraçar também a bandeira da Educação em seu plano de governo. "Minha família toda é a base que moldou o meu caráter, são todos pessoas do bem, bem relacionadas com todo mundo, de bom caráter. Minha mãe é maior guerreira que conheço. Meu irmão também sempre procurou me orientar a fazer boas escolhas e fazer o que é certo, ele é o meu melhor amigo,. Eles me deram apoio incondicional nessa escolha", afirmou Java.

Diferencial

São várias as propostas de Java para por em prática ocupando uma cadeira da Câmara Municipal. Ela tem propostas basicamente para todas as áreas e, está comprometida em fazer valer a confiança do eleitorado, caso alcance seu objetivo. Todavia, algumas se configuram como um diferencial das propostas de outros candidatos.

Uma das coisas que nos chamou mais atenção, por exemplo, foi a intenção de ter um gabinete próprio, aberto ao público diariamente, onde possa manter um contato permanente com seu eleitorado e população de maneira geral, estreitando essa relação com todos, acostumados a verem vereador atuar somente nos dias de sessão da Câmara. "Quero dar esse presente aos saboeirenses. Acolher essas pessoas para ouvir suas queixas, suas sugestões, mostrar serviço"

O principal foco será a criação e desenvolvimento de projetos de lei que prestigiem a juventude, a mulher, a classe LGBT, por sentir a necessidade de maior atenção a estes públicos.

 "Quero ser a voz da Juventude na Câmara, e mantendo um canal de comunicação direto com nossos jovens (Projeto Jovem Participa), pretendo criar e desenvolver projetos que lhes garanta assistência básica de saúde e acesso ao esporte e a cultura, que andam esquecidos pelos últimos gestores. Sei como funciona a cabeça dos jovens, sei o que nós precisamos, e quero exercer um mandato com participação dos jovens, fazendo com que eles se interessem mais pela política, possam expressar livremente seu pensamento e seus anseios". A segurança dos jovens e afastá-los do caminho das drogas é uma das preocupações de Java. "Só o conhecimento e o acesso irrestrito à arte, cultura e esporte liberta a juventude e nos coloca como protagonistas na construção de um futuro melhor para todos", complementou. O Projeto "Jovem Participa" é justamente a criação desse canal de comunicação com a juventude, através das redes sociais, email e whatsapp.  O projeto oportunizará o planejamento de melhorias e implementação de políticas públicas voltada para o público juvenil, identificando problemas e soluções, estabelecendo o que deve ser resolvido a curto, médio e longo prazo, além de estimular a presença dos jovens nas reuniões do legislativo municipal, o conhecimento de seus direitos e deveres e a gestão participativa nas decisões políticas para o seu município. Entre outras coisas, Java apoia a criação do Conselho de Cultura do Município e a criação da Casa da Cultura, e a implantação de internet gratuita em todos os espaços públicos da sede e distritos, que beneficiará diretamente os jovens.

Como mulher, ela também pretende desenvolver projetos que visem combater a violência doméstica e ampliar a renda das mulheres donas de casa, para que tenham mais autonomia e possam atender melhor as necessidades de suas famílias".

Apoiar a causa do público LGBT, é para Java, um ponto forte de seu projeto. "Não só combater a homofobia, mas todo e qualquer tipo de preconceito. Uma sociedade livre precisa rever seus conceitos, e trabalharei para combater qualquer tipo de segregação em nosso meio."

A preocupação com a formação profissional e semiprofissional, especialmente  dos jovens, mulheres e da classe LGBT, com a aquisição de cursos profissionalizantes e cursos técnicos trará enorme ganho para a vida dessas pessoas, possibilitando que estes possam desenvolver atividades abrir seus próprios negócios, gerando autonomia financeira. 

Java se propõe a apoiar todos os projetos que levem benefício para a população, bem como ser contrária a qualquer projeto que sinalize algum prejuízo aos seus munícipes. "Fiscalizar as ações do Executivo e o uso dos recursos públicos é obrigação do vereador", ressaltou a candidata.

A preocupação com o turismo, os cuidados com a natureza, o meio ambiente e os animais também está presente em seu projeto. 

Na área da saúde, apoiada por seu noivo, Perboyre Diógenes, que foi o melhor gestor no quesito Saúde em Saboeiro, em todos os tempos,  e que tem ampla experiência no manejo com a saúde do município, Java criará e apresentará projetos defendendo a volta da Casa de Apoio em Fortaleza e criação de outra Casa de Apoio aos pacientes em Juazeiro do Norte, ampliação dos serviços da Atenção Básica, fortalecimento do Conselho de Saúde, amplo funcionamento do Hospital e Postos de Saúde, facilitar o sistema de marcação de consultas, exames e cirurgias, e se compromete a acompanhar de perto o atendimento prestado no Hospital e demais unidades de saúde.

Muitas outras propostas elencam o Projeto de Java. É sem dúvida, pela qualidade de suas propostas, o apoio de familiares, do próprio Perboyre Diógenes e dos amigos, uma forte candidata, merecedora da confiança da população de Saboeiro.

Java concorre pelo Solidariedade,, com o número 77.777.

Vote livre! Vote Consciente! Vote Para Mudar!