Eleições em Saboeiro: Um chamado à mudança ~ Ceará da Gente

Eleições em Saboeiro: Um chamado à mudança


Neste dia 15 de novembro a população dos municípios brasileiros têm mais uma vez a importante ferramenta que determina seus destinos pelos próximos quatro anos: o voto. O exercício da Democracia e a liberdade de escolha deve ser o objetivo de todos, para que seja decidido pelas maiorias o que for melhor para cada município.

Saboeiro, no sertão dos Inhamuns, recentemente classificado no último lugar do hanking de desempenho de gestões municipais dos 184  municípios cearenses, mostra toda situação de fragilidade e desgoverno em que se encontra, sendo necessário portanto que a população se conscientize do caos e da necessidade de votar com responsabilidade, pensando no bem em comum de todos.

O povo quer mudar


No campo do Poder Executivo, o povo saboeirense tem quatro opções de escolha: duas representam o retrocesso e a continuidade do desastre atual, e outras duas representam uma mudança concreta, sendo que embora o candidato petista seja um bom nome, é o que tem menor chance de todos, aparecendo sempre em último lugar nas pesquisas, não ultrapassando a marca de 10 % das intenções de voto. Desse modo, votar para mudar seria votar na dupla Totonho e Josimário, com o número 40,  que surgem com excelente plano de governo, assumindo o compromisso de atender as maiores necessidades da população do município, que se encontra totalmente desassistida. 

Possibilidade de Mudança no Legislativo

A permanência no Legislativo por vários mandatos, bem como a "herança" do cargo passado para filhos e outros familiares, tem sido uma constante há décadas, sustentando um regime político antidemocrático, estagnado no sentido de mudanças e cheio de falhas no cumprimento do papel que realmente cabe aos vereadores. Além disso, predomina uma forte tendência de "acordos" nos bastidores, que imobiliza os vereadores de oposição, e prejudica a atuação daqueles de base aliada aos gestores, de modo que um círculo vicioso se cria, sustentando a corrupção, a omissão e o desserviço à população que repetidamente os elege. 

Entretanto, nesse pleito de 2020 surgiram novos nomes com potencial para exercer a função de representante do povo. A mudança nos critérios partidários contribuirá efetivamente para que haja uma renovação da Câmara Municipal, destronando alguns aspirantes à aposentadoria como vereador, dando lugar a jovens políticos, que se apresentam como defensores e representantes de diversas categorias. 

Opções para mudar o eleitorado saboeirense tem. É preciso despir-se de interesses particulares e encarar a escolha com seriedade, analisando as propostas, o histórico, o caráter de cada candidato ou candidata. O voto tem poder e é a única arma eficaz de combater o ostracismo político e ideológico que acomete Saboeiro e tem impedido que o município se desenvolva, mesmo sendo um dos mais antigos do Estado do Ceará. 


Nós do Portal Ceará da Gente, visando melhorias para o município de Saboeiro, apelamos aos saboeirenses que pensem bem antes de votar. Voto é escolha livre e consciente, e tem consequências. Não repitam fórmulas e receitas testadas antes e fracassadas. Não vendam seu voto, porque voto tem valor, não preço! Analisem o estado de decadência generalizada em que o município mergulhou, os retrocessos, perseguições, a postura dos candidatos, as propostas, o discurso. Analisem com a razão, sem paixões, olhando pela lente do coletivo, porque não basta apenas beneficiar algumas pessoas com cargos e empregos. Administrar um município é muito mais que isso. 

Vale aqui reproduzir a fala do Prefeito de Colatina- ES, quando disse que "Só existe prefeito corrupto se a Cãmara também for corrupta". De fato, a Câmara tem poder absoluto para afastar um gestor e para investigá-lo. Dessa forma, as duas escolhas devem ser feita com total responsabilidade. Pensem bem! Votem bem!