Covid-19. Identificada enzima que poderá ser usada para 'matar' vírus ~ Ceará da Gente

Covid-19. Identificada enzima que poderá ser usada para 'matar' vírus

Uma equipa de investigadores chineses mapeou a estrutura daquela que é considerada a enzima-chave do novo coronavírus. A descoberta poderá ser útil para a formulação de medicamentos contra o Sars-coV-2, causador da doença da Covid-19.

Covid-19. Identificada enzima que poderá ser usada para 'matar' vírus

Segundo um artigo, publicado no periódico científico Nature, cientistas chineses identificaram a estrutura da principal protease (Mpro), do novo coronavírus. A descoberta poderá ser um ponto de viragem para a formulação de fármacos capazes de travar a Covid-19.

Mpro trata-se de uma enzima própria do Sars-coV-2 com um papel determinante quando se fala da replicação e transmissão do vírus. E é por esse motivo que estudar afincadamente essa parcela do microorganismo é fundamental - ou seja, os cientistas pretendem criar medicamentos capazes de deter na origem essas etapas de desenvolvimento do novo coronavírus

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores chineses identificaram a estrutura da protease e transformaram-na numa imagem em 3D. De seguida analisaram mais de 10 mil compostos com o potencial de inibir a Mpro.
Os especialistas afirmaram que durante a experiência foram detetados seis compostos capazes de impedir o funcionamento da enzima. Os autores da pesquisa argumentaram em declarações dadas à comunicação social que os dados apurados poderão ajudar a identificar medicamentos que possam ser usados para tratar eficazmente a Covid-19 e promover igualmente a criação de vacinas de prevenção.
Como tal, nesta busca incessante para travar a doença fatal, os cientistas chineses decidiram facultar as informações por eles apurados para mais de 300 equipas de investigação em todo o mundo. 
Fonte: Notícias Ao Minuto