O cenário político que se desenha para as eleições municipais em Saboeiro


Resultado de imagem para eleições 2020
Imagem: Internet
O cenário que se desenha para as próximas eleições em Saboeiro poderia se assemelhar a uma estrada tortuosa. Desde as últimas eleições, a credibilidade das principais lideranças caiu por terra após alianças e intrigas entre si, envolvendo os principais adversários, e isso aconteceu entre todos, algo bem parecido com aquela brincadeira da “dança das cadeiras”. De forma bem resumida, para se chegar ao entendimento da situação atual, podemos destacar:

O candidato indicado por Perboyre Diógens (PMDB), na eleição passada, Tácido Cavalcanti (PMDB), e o candidato de terceira via, Germano Florentino (PT), hoje são aliados e ocupam cargos de confiança na gestão do Prefeito Gotardo Martins (PSD). Perboyre e Tácido romperam relações e se declararam inimigos políticos e pessoais, logo após o pleito eleitoral. Antes de se unir a Gotardo, porém, Tácido havia feito uma aliança com Marcondes Ferraz, logo ao romper com Perboyre, numa jogada política pelo controle da Câmara, mas o suposto “casamento” não deu certo, porque Marcondes não cumpriu tudo que foi acordado. Por sua vez, Gotardo Martins (PSD) foi o candidato apontado pelo ex-prefeito Marcondes Ferraz (PDT), também romperam e se tornaram inimigos políticos, após traições mútuas. 

No campo legislativo, a salada também foi completa, ao ponto que ficou difícil identificar quem é verdadeiramente aliado de quem, naquela casa legislativa, e quem tem chances de se reeleger, por terem caírem no descrédito da população, mas já há indícios de novos e bons nomes para renovação da Câmara Municipal daquele município. Porém, todos os vereadores deverão disputar novamente, tentando a reeleição. E deverá também haver mudança de sigla partidária para, pelo menos, três vereadores atuais.

Para estas eleições, a priori, teremos quatro candidatos ao cargo de prefeito: Josimário Amorim estréia na política como indicação de Perboyre Diógenes. Josimário deverá concorrer pelo Solidariedade, pois tanto ele quanto Perboyre Diógenes deverão sair do MDB (ex PMDB) e migrarem nesse período de janela partidária para a nova sigla. Servidor da Justiça do Estado, gentil e de muitas amizades, ele espera a oportunidade de apresentar seu projeto de governo e ter boa aceitabilidade da população de Saboeiro. O PT lança o nome do saboeirense João Paulo Oliveira, presidente do partido local, liderança jovem que também aposta num projeto novo para Saboeiro. Marcondes Ferraz deverá ser candidato novamente pelo PDT. O vereador Totonho de Zé de Lima, do MDB até então, que é cunhado de Perboyre Diógenes, e já manteve um bom diálogo com Marcondes Ferraz, se declara também pré-candidato independente,  sendo apoiado pelo Deputado Mauro Filho. Ele deverá migrar para uma nova sigla partidária. O atual Prefeito, Gotardo Martins, que tem cometido um desfile de irregularidades desde antes da disputa eleitoral que quase o impediram de ser candidato, posteriormente de assumir, e mais tarde o mantiveram afastado por mais de um ano da prefeitura, diz que será novamente candidato. Se não puder ser, deverá indicar um nome. 

Desse modo, teremos em princípio, quatro candidatos disputando as eleições para prefeito em Saboeiro. Mas, no ritmo que as mudanças acontecem em Saboeiro, e a dança das cadeiras continua, pode ainda haver “casamentos” surpresa por lá. Lancem os dados e façam suas apostas!

Soltando o Verbo:

Após ter que degustar toda essa salada, e estar amargando na pior administração do Estado do Ceará, após erros tão previsíveis e tão evitáveis, tantas escolhas equivocadas motivas por interesses individualistas, cegueiras e paixões políticas tolas, o saboeirense tem nas mãos a oportunidade de mudar novamente seus destinos, e tirar o município desse constante estado de "queda livre" que impõe o município a uma condição lastimável de regresso, descaso, escravidão, inércia e decadência. Como cidadã saboeirense, espero sinceramente que haja mais reflexão, mais consciência para a escolha do próximo gestor e representantes do legislativo, antes que Saboeiro volte a ser distrito. (Aécia Leal)

Lembrem-se!

Resultado de imagem para eleições 2020