![]() |
Ruy Costa- Governador da Bahia. Foto: Divulgação |
Os governadores do Nordeste decidiram, após um encontro virtual, fazer uma consulta ao governo da China para saber a possibilidade de ajuda do país diretamente aos estados da região no enfrentamento à pandemia de coronavírus.
A carta, assinada pelo presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), faz o questionamento diretamente ao embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming.
No documento, ele consulta o governo da República Popular da China, "que acaba de viver um problema semelhante, do qual saiu vitorioso", sobre a "possibilidade de seu apoio e sua colaboração por meio do envio de materiais médicos, de insumos e de equipamentos que possam ajudar a combater o flagelo que estamos enfrentando."
A consulta ainda afirma que, em especial, "temos necessidade de leitos de UTI e de respiradores, pois as projeções de enfermos indicam que haverá déficit deste equipamento em momento de pico da epidemia."
O embaixador chinês é o mesmo que, esta semana, trocou farpas com o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), após o parlamentar acusar a China de omitir informações sobre a epidemia do país.
Por fim, a carta assinada elogia a ação chinesa durante a pandemia de covid-19. "Reafirmamos a admiração pela forma como o povo chinês enfrentou a epidemia e pela imensa amizade que une nossos povos."
Resposta Positiva
![]() |
Embaixador da China, Yang Wanming. Foto: Divulgação |
O embaixador do país asiático no Brasil, Yang Wanming, deu uma resposta através do Twitter neste sábado (21). A réplica foi positiva.
Sr. governador, já recebemos a sua mensagem. Vamos esforçar por isso", escreveu o emissário.
O documento, assinado pelo governador baiano, presidente do Consórcio, solicita colaboração "por meio do envio de materiais médicos, de insumos e de equipamentos". Ainda conforme o ofício, há a necessidade, em especial, "de leitos de UTI e de respiradores, pois as projeções de enfermos indicam que haverá um déficit deste equipamento no momento de pico da epidemia".
O pedido ocorre em meio à crise diplomática entre os dois países em virtude de postagens do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), que indicou a China como culpada pela pandemia do novo coronavírus.
Casos oficiais de covid-19 no Brasil
Fonte do Gráfico: Ministério da Saúde
Fonte: Uol e Bahia Notícias