Bandeira branca: Lideranças políticas de Iguatu se unem contra o Coronavírus ~ Ceará da Gente

Bandeira branca: Lideranças políticas de Iguatu se unem contra o Coronavírus



Na sequência: Prefeito Edinaldo Lavor, Dep. Nizo Costa e Dep. Agenor Neto. Foto: Vinícius Silva (Iguatu News)
As lideranças políticas de Iguatu hoje deram um exemplo de cidadania, respeito, amor e zelo pelo povo Iguatuense, ao se reunirem com profissionais de saúde para, juntos, traçarem um plano estratégico de contenção da propagação do Coronavírus no município e na região Centro-Sul. O encontro aconteceu na capela do Hospital e Maternidade Agenor Araújo, na manhã desta quinta-feira (19), e reuniu os dois líderes principais de oposição, o prefeito Edinaldo Lavor e o deputado Agenor Neto, o deputado Nizo Costa e o ex-prefeito Aderílio Alcântara, o Secretário de Saúde de Iguatu, George Xavier, além de profissionais de saúde dos hospitais da cidade. O deputado Marcos Sobreira participaria do encontro, mas se encontra também sob suspeita de ter contraído o vírus, e justificou sua ausência.

Após o encontro, eles falaram com a imprensa local, em transmissão ao vivo, na saída da unidade de saúde. Lado a lado, usando máscaras e demonstrando evidente preocupação com a situação, falaram do que foi discutido.

Na sequência: Dep.Agenor Neto, Pref. Edinaldo Lavor, Dep. Nizo Costa, Sec. Municipal George Xavier. Foto: Publicação do Dep Nizo Costa no Facebook e Instagram


O deputado Agenor Neto falou que estavam ali juntos, deixando as desavenças políticas de lado por um objetivo maior, salvar vidas, afirmando que a reunião foi muito proveitosa. Ele informou que o prefeito, Edinaldo Lavor, se comunicou no meio da reunião com o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, e já ficou agendado um encontro de gestores da região com o mesmo em Fortaleza na próxima segunda-feira (23).  De acordo com o deputado, foi montado uma estratégia de atendimento à população, determinando a UPA como porta de entrada para a primeira seleção, passando depois casos que necessitam de maiores cuidados para os hospitais. As equipes de saúde estarão trabalhando arduamente até o sábado, para aperfeiçoar esse plano de atendimento e apresentar a eles  um levantamento que será por eles apresentado ao Dr Cabeto na segunda-feira. Agenor lembrou ainda que é preciso que a população faça sua parte, cumprindo todas as orientações da OMS.

O Prefeito Edinaldo Lavor salientou que era um momento de bandeira branca. “Nesse momento precisamos unir forças. Ele disse que saiu do encontro com o compromisso de contactar todos os prefeitos do Centro-Sul, para que, em número reduzido, participem com eles do encontro com o Secretário Dr Cabeto. Eles disseram que até a segunda-feira não estariam de braços cruzados. Todos estariam intensificando nas redes sócias informações e conscientização da população nesses dias. Destacou que buscariam mais apoios e mais ações para que todas as determinações sejam cumpridas, contando com o apoio de todos. Edinaldo orientou que todos permaneçam nas suas residências, informando que  governador baixaria nas próximas horas um Decreto determinando o fechamento de todas as fábricas e comércios, permitindo o funcionamento apenas estabelecimentos de artigos de primeira necessidade, como farmácias e mercantis. Para o prefeito Edinaldo, é hora das rádios e outros meios de comunicação intensificar a campanha conscientizando a todos da importância de ficar em casa, informando que o município já determinou o fechamento de todas as escolas por 15 dias, além do impedimento da realização de qualquer evento esportivo, e que havia um diálogo com os líderes religiosos para não promoverem eventos com aglomeração de pessoas. Lembrando que o Bispo da Diocese decretou a suspensão de todo evento com público, incluindo as celebrações a São José neste dia, e que o caminho era esse.

O deputado Nizo Costa destacou que estava também preocupado, mas feliz, por estarem juntos buscando solução para esse problema. “Chegamos aqui com um pensamento e saímos com um pensamento mais positivo ainda, contando com o apoio da equipe técnica do Hospital Agenor Araújo”, disse. O deputado também frisou a importância da reunião com os gestores  e o Dr Cabeto, endossando a certeza de que o Governador Camilo Santana dará seu apoio ao que flor pleiteado nesse encontro. “Esse momento de bandeira branca é muito importante, para pleitearmos a mínima estrutura para que sejam atendidos todos os casos.

Esse momento está registrado em vídeo transmitido ao vivo no facebook do Prefeito Edinaldo Lavor. Assista clicando AQUI


Caso Suspeito

O Prefeito Edinaldo Lavor realçou o compromisso de transparência nas informações para a população. Foi registrado um caso suspeito, ainda não confirmado, de um paciente de 63 anos que foi internado no Hospital Regional, após retornar de uma viagem ao Rio de Janeiro om sintomas de gripe, e que veio a óbito na noite desta quarta-feira, antes de saírem os resultados dos exames.
O Secretário de saúde, George Xavier, destacou que o paciente em questão, tinha outros problemas crônicos de saúde, mas que só o resultados dos exames aguardados no prazo de 72 horas confirmará ou descartará se a causa da morte do homem foi o coronavírus. Ele ainda falou da importância da população estar consciente de quem precisa procurar as unidades de saúde, para não sobrecarregar o atendimento, sendo necessário apenas aquelas pessoas que estão nos grupos de risco, as que tiverem mantido contato com pessoas comprovadamente infectadas e as que manifestarem sintomas clínicos mais fortes, com dificuldade respiratória.

Segunda Live

O Prefeito mais tarde fez outra transmissão, reforçando tudo que ficou decidido nesse encontro de hoje e falando desse importante laço entre eles, em nome da saúde do povo de Iguatu e Região, nesses dias de enfrentamento à Pandemia do Coronavírus. Ele informou que, além dos prefeitos da região, entrarão em contato também com todos os deputados votados na região para participarem do encontro com o Dr Cabeto. Ele pediu o apoio da população e dos motoristas de carro de propaganda volante, para colaborarem divulgando um áudio da Prefeitura passando informações e solicitando a cooperação da população com o isolamento social, mantendo-se em casa, evitar propagação de informações falsas e manter a serenidade necessária. 

Ele falou da disposição de alguns empresários iguatuenses que já estão demonstrando a boa vontade em colaborar, informando que a direção da Dakota já decidiu dar férias coletivas de 15 dias aos seus funcionários, a partir da segunda-feira (23), apelando para que outros empresários da região sigam o exemplo. 

Ele falou da grandeza dos envolvidos nesse encontro de hoje, destacando que esse não é o momento de fazer politica, mas de estar todo mundo junto, com o mesmo objetivo de proporcionar segurança à população de Iguatu e da Região Centro-Sul.  Ele encerrou pedindo a todos para orarem também por todos os profissionais de saúde que estão nos hospitais atendendo todos os pacientes. Assistam clicando AQUI

(Aécia Leal)