Audiência Pública discutirá instalação de parque de energia eólica em Caucaia; investimento será de R$ 5,5 bi

O Complexo Eólico Offshore Caucaia será composto de 59 aerogeradores (48 aerogeradores offshore/11 aerogeradores semi-offshore), além de 11 molhes senoidais para solucionar o problema de erosão na costa do Icaraí. 

Uma audiência pública com representantes da administração municipal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além dos investidores, discutirá a instalação do primeiro parque de energia eólica offshore da América Latina, em Caucaia. O debate acontece no próximo dia 11/03, às 19horas, na escola Celina Sá Morais, no Icaraí. 
Para isso, secretários municipais se reuniram, nesta quarta-feira (04/03), com os representantes da empresa investidora e discutiram pontos do plano de instalação e operação, impactos e investimento do projeto. “O prefeito Naumi, entendendo a importância para o município, já sinalizou positivamente. Agora, estamos avaliando contrapartidas e vamos discutir com vereadores e a população, afirma o Assessor Para Assuntos Estratégicos da Prefeitura, Carlos Eduardo Lima. 
Entre os destaques apresentados pela empresa, está o fim do desgaste da orla local, ocasionado pela erosão, com a instalação de molhes (espigões), ao longo litoral. “Somos entusiastas do projeto por acreditar que as medidas compensatórias permitirão que sejam sanados os danos causados ao turismo daquela região”, destaca o secretário municipal do Turismo, Paulo Guerra. Conforme o plano apresentado pela empresa, os investimentos somam R$ 5,5 bilhões e deverão gerar quase dois mil empregos durante a fase de instalação.     
De acordo com o engenheiro da empresa, Lúcio Bomfim, após mais de 40 meses de estudos, a empresa italiana apontou o litoral de Caucaia como o ideal para a instalação do parque eólico. “É o primeiro parque offshore da América Latina. Em produção máxima, o complexo eólico será capaz de suprir a necessidade de consumo energético de 25% do Estado do Ceará”, explica. 
Parque
O Complexo Eólico Offshore Caucaia será composto de 59 aerogeradores (48 aerogeradores offshore/11 aerogeradores semi-offshore), além de 11 molhes senoidais para solucionar o problema de erosão na costa do Icaraí. 
Serviço: 
Audiência Pública para Instalação de Parque de Energia Eólica
Quando: 11 de março de 2020
Onde: Escola Celina Sá Morais
Horário: 19 horas

Fonte: Gazeta da Jurema