Encerramento da Romaria das Candeias reúne 85 mil fiéis em procissão em Juazeiro do Norte ~ Ceará da Gente

Encerramento da Romaria das Candeias reúne 85 mil fiéis em procissão em Juazeiro do Norte

Romeiros em procissão a caminho da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo durante Romaria das Candeias, em Juazeiro do Norte. FOTOS: Antônio Rodrigues

Cerca de 85 mil fiéis se reuniram neste domingo (2), na Capela do Socorro, para participar da procissão que marca o encerramento da Romaria das Candeias, em Juazeiro do Norte. 

A festividade em homenagem a Nossa Senhora das Candeias teve início na última quarta-feira (29), e além da programação religiosa contou com atividades culturais em pontos tradicionais da cidade, como a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores e a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Já no Horto, foram realizadas missas e mutirão de confissões. 

Considerada a maior procissão da região e a mais antiga da cidade, a Romaria das Candeias juntou uma multidão de romeiros vindos de vários lugares do país, que seguiram pelas ruas do Centro em direção a Basílica de Nossa Senhora das Dores com velas e lamparinas, iluminando por onde passavam.

Entre os romeiros, está o agricultor aposentado Ramiro Francisco da Silva, de 82 anos, que há 44 anos vem da cidade de Lajedo, em Pernambuco, só para participar da homenagem. Uma graça alcançada após um acidente fez com sua participação na romaria se tornasse cada vez mais constante. “Eu ia para uma feira, um caminhão bateu no carro que eu estava e feriu minha perna. Fiquei seis meses sem andar e com fé voltei a caminhar”, relata. 




A dona de casa alagoana, Teresa Cristina de Oliveira dos Santos, também veio para a romaria pagar uma promessa por ter conseguido se recuperar de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Mãe de nove filhos, Teresa participa pela terceira vez do evento. “Agora já consigo lavar roupa, varro casa, faço comida, faço tudo”, comemora. 

Já o decorador Vanderlei Barreto Santiago participou a primeira vez da romaria convidado por um amigo e há oito anos carrega o andor de Nossa Senhora das Candeias. “A devoção a Nossa Senhora das Candeias e também a Nossa Senhora das Dores fizeram com que eu todo ano estivesse aqui”, afirma. 

A Romaria das Candeias, em Juazeiro do Norte, teve início por uma iniciativa de Padre Cícero Romão Batista. “No seu ministério pastoral ele teve a feliz iniciativa de um dia que a igreja celebra a Apresentação do Senhor, fazer uma procissão iluminada com candeeiros, um artigo fabricado por um artesão da época, que iluminava, já que não tinha energia elétrica”, explica padre Cícero José, pároco reitor da paróquia de Nossa Senhora de Lourdes. 

Este ano, são celebrados os 150 anos de ordenação sacerdotal de Padre Cícero Romão. 

Fonte; G1 CE