Paciente com suspeita do coronavírus no Ceará está internado em Sobral ~ Ceará da Gente

Paciente com suspeita do coronavírus no Ceará está internado em Sobral

Ministério da Saúde fala sobre casos suspeitos no Brasil (Foto: Divulgação)
Paciente com suspeita de coronavírus no Ceará se encontra internado em hospital da Unimed no município de Sobral, na região Norte, segundo O POVO apurou com duas fontes ligadas à saúde no fim da tarde desta quarta-feira, 29. O paciente seria do sexo masculino segundo as informações repassadas à reportagem. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou o caso por meio de nota. "[O paciente] Foi medicado e está internado, em observação e isolamento respiratório. O quadro clínico dele é estável", diz.
Segundo Regina Carvalho, secretária da saúde de Sobral, o paciente é um jovem, técnico em energia eólica, que passou três meses morando na China. Ele voltou ao Ceará no último dia 17 de janeiro e conforme a secretária, não sabia da crise do novo coronavírus. O paciente chegou à Unimed Sobral na manhã desta quarta-feira, 29 com sintomas de febre e tosse, onde está internado em isolamento. Ele será transferido ainda na noite desta quarta-feira, 29, para o Hospital Regional Norte (HRN) em Sobral. 
O jovem passou pelas províncias de Puayng, Henan, além da capital chinesa de Pequim. A secretária Regina Carvalho informou que após chegar a Sobral, ele teve contato com família e amigos e foi ao cinema e a uma festa. Ele ainda transitou pelo município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba. A orientação para os familiares, de acordo com a titular da Saúde de Sobral, é evitar aglomerações. 
Percurso realizado pelo paciente morador de Sobral, que está com suspeita de coronavírus, na China (Foto: Reprodução/Google Maps)

O paciente foi submetido a uma testagem logo que deu entrada na unidade de saúde e ainda passará por uma segunda na noite desta quarta-feira. Nesta próxima quinta-feira, 30, as amostras levados ao Rio de Janeiro, para os laboratórios da Fiocruz.
Anteriormente, o presidente da Unimed Sobral, Carlos Arcanjo, havia informado ao O POVO que o paciente com a suspeita era um comerciante chinês, afirmação corrigida pela secretária de saúde de Sobral. A Secretaria Municipal de Saúde de Sobral notificou a Sesa ainda nesta manhã, segundo o diretor da Unimed Sobral. "O paciente encontra-se estável, cumprindo protocolo de isolamento e aguardamento o resultado de exames laboratoriais. A Secretaria da Saúde de Sobral já realizou a notificação aos órgãos competentes, a coleta dos exames laboratoriais para investigação e segue acompanhando o caso para segurança e total tranquilidade da população", diz nota da Secretaria da Saúde de Sobral. 
A confirmação da suspeita no Ceará foi divulgada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta quinta-feira, em entrevista coletiva. Todos os casos suspeitos viajaram à China, segundo o MS. Há também três casos em São Paulo, dois em Santa Catarina, um no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais e um no Paraná. Ao todo são 9 registros de suspeita de coronavírus no Brasil.
Conforme o MS, já são 33 casos do novo coronavírus notificados, quatro descartados e 20 excluídos até o momento. Novo Boletim Epidemiológico deve ser divulgado ainda nesta quinta-feira, 29. 
Fonte: O Povo