Lideranças lutam por Campus da UFC em Nova Russas ~ Ceará da Gente

Lideranças lutam por Campus da UFC em Nova Russas

O presidente da Câmara Municipal de Nova Russas, Adalberto Filho (DEM), esteve na manhã desta quarta-feira (29.01), na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), acompanhado do prefeito da cidade, Rafael Pedrosa (PMN), do deputado federal Júnior Mano (PL), e do secretário de Educação daquele município, Francisco Antônio Rosa, o Totonho Rosa.
A pauta discutida com o reitor da UFC, Profº Cândido Albuquerque, foi a possível instalação de cursos superiores da Universidade Federal do Ceará, especialmente na área de formação e pós-graduação de professores, na cidade localizada a 302 quilômetros de Fortaleza e, também, a 62 quilômetros de Crateús, onde a instituição tem seus campi no interior do Estado.
O reitor ver a possibilidade de a Universidade Federal do Ceará começar atuando na cidade de Nova Russas, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma iniciativa do Ministério da Educação que tem como finalidade, ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação à distância.
O professor Cândido Albuquerque enfatizou que tudo isso precisa ser discutido com a Pró-Reitoria de Graduação, o Instituto UFC Virtual, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e outras instâncias da administração superior após o recebimento da exposição de motivos que ele solicitou a comitiva, disposta a elaborar o documento no decorrer de fevereiro, para em março próximo voltar a ter uma reunião nesse sentido com o reitor.
Adalberto Filho, Rafael Pedrosa, Cândido Albuquerque, Júnior Mano e Totonho Rosa
A exposição de motivos servirá para Cândido Albuquerque dialogar com a administração superior e encontrar meios de atuação da UFC em Nova Russas. Em entrevista ao Portal A Notícia do Ceará, o reitor lembrou: “a Universidade passa por limitações orçamentárias, por isso vamos também discutir com o prefeito como é que o município pode nos ajudar nisso”, frisou.
Quem se mostrou contente com a chance de Nova Russas ganhar cursos da UFC foi o prefeito da cidade, Rafael Pedrosa. “É um sonho da população do nosso município, principalmente dos jovens, que sonham que  Nova Russas volte a ter um Campus Universitário”, pontuou o gestor que colocou a cidade à disposição em termos de estrutura para acomodar todos os cursos iniciais que possam ir para o município.
Já, o deputado federal, Júnior Mano, se disponibilizou de mandar recursos para a cidade, visando o crescimento dos cursos da UFC, que podem ser instalados no município de Nova Russas em parceria com o Anexo da Universidade Federal do Ceará em Crateús. “A gente quer resgatar o ensino superior começando com um ou dois cursos para o próximo semestre, quem sabe!, disse Júnior Mano, acrescentando: isso vai depender muito dos motivos e argumentações que nós vamos apresentar a UFC”.

Além dos parlamentares presentes à reunião com o reitor, o Secretário do Município, Totonho Rosa, concedeu entrevista ao nosso Portal, onde se mostrou bastante preocupado com a formação de professores. “O Plano Nacional de Educação exige que o professor tenha formação específica em disciplinas como Ciências, Matemática, Português, Línguas, História”, enumerou o Secretário dizendo ainda, que, para o ensino médio, a formação deve ser em biologia, química, física, entre outras.
Fonte: anoticiadoceara.com.br