Inmet emite alerta de chuvas intensas para mais de 86 cidades do Ceará ~ Ceará da Gente

Inmet emite alerta de chuvas intensas para mais de 86 cidades do Ceará


Um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para 86 cidades que estão localizadas no interior do Ceará, nas regiões do Cariri, Inhamuns,Sertão Central, Centro Sul e Vale do Jaguaribe.

O alerta foi emitido nesta quarta-feira (1º) e segue até as 9h da quinta-feira (2). A TV Centro Sul do canal 177 BRISANET recebeu  alerta e comunicou na programação da emissora, além dos internautas do Iguatu.net.  

Conforme o alerta, deve chover entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia nas cidades listadas. Os ventos devem ser intensos, de 40 a 60 quilômetros por hora. Há baixo risco de corte de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, de alagamento e de descargas elétricas.

O Inmet orienta os moradores das cidades que em caso de rajadas de vento, evitem se abrigar embaixo de árvores. Veículos também não devem ser estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. A população deve evitar utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de problemas, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Além do Ceará, cidades da Paraíba, Pernambuco, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte também estão em alerta, o mapa logo acima indica quais as regiões que foram notificadas.

Fonte: Rádio Centro Sul