Erlindo Braga realiza lançamento do seu livro em Saboeiro e entregará prêmio a alunos vencedores de concurso de redação ~ Ceará da Gente

Erlindo Braga realiza lançamento do seu livro em Saboeiro e entregará prêmio a alunos vencedores de concurso de redação

Erlindo Braga e sua esposa Iracema Braga
No próximo dia 27 de novembro o escritor Antonio Erlindo Braga estará na cidade de  Saboeiro, para o lançamento do livro HISTÓRIA DE SABOEIRO E AS SETE IRMÃS NA MONARQUIA E NA REPÚBLICA, quando se comemora os 168 anos de transferência da sede da Vila de São Mateus (Jucás), da Matriz e da Cadeira de Primeiras Letras para a povoação de Saboeiro. 


O livro resgata a origem, a organização política, judiciária e eclesiástica de Saboeiro, além de evidenciar a influência da família Carcará na Monarquia e na República.


O que se aprendeu até aqui, nas escolas e nos poucos livros que retratam a história de Saboeiro, é uma pequena história contada da chegada dos Irmãos Portugueses em Saboeiro, na época uma comunidade rural à margem esquerda do Rio Jaguaribe, chamada Cruz, depois Santa Cruz dos Carcarás, e por fim, Saboeiro. Uma sequência de decretos fez a pequena Saboeiro transitar entre os status de vila e cidade diversas vezes, até finalmente ser estabelecida como cidade no ano de 1823. 

"A ideia de escrever o livro HISTÓRIA DE SABOEIRO E AS SETE IRMÃS NA MONARQUIA E NA REPÚBLICA surgiu da necessidade de se pesquisar a origem de Saboeiro, sua organização política, judiciária e eclesiástica e resgatar o passado histórico dos filhos de Saboeiro, que participaram ativamente da política, da magistratura, do jornalismo, do Ministério Público, quer na Monarquia, quer na República, fatos poucos conhecidos quer do grande público, quer dos próprios filhos de Saboeiro. Saboeiro teve um passado histórico muito importante que haveria de ser resgatado através de pesquisas e estudos históricos materializados em uma obra para divulgação da importância e influência de Saboeiro na política do Ceará. Muito me inquieta quando me interrogam sobre minha naturalidade, que respondo ser de Saboeiro. E a pergunta que se segue é sempre: “Onde fica Saboeiro?” (Erlindo Braga)


Os registros históricos são escassos, por isso a grande importância da obra de Erlindo Braga. Além de uma aprazível leitura, é incontestável e imensurável o valor da obra como fonte de pesquisa pra diversas gerações. Na verdade, são 300 anos de história, e parte dessa história está sendo lindamente contada por Erlindo em seu livro!

Premiação para concurso de Redação


Na ocasião serão premiados os alunos do ensino fundamental e médio, que obtiveram as melhores notas no concurso de redação, instituído pela Associação dos Filhos e Amigos de Saboeiro - AFAS, que tem como presidente o saboeirense Erlindo Braga.

Os alunos vencedores, um do Ensino Fundamental e outro d Ensino Médio, receberão diploma e um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 500,00  (quinhentos reais). 

O concurso entra para a agenda de eventos fixos da AFAS, e a premiação sempre será entregue nessa data, 27 de novembro de cada ano.

Saiba mais sobre o concurso clicando AQUI




O livro estará a venda no local para os interessados.