Tragédia: Incêndio de grandes proporções na zona norte do Rio ~ Ceará da Gente

Tragédia: Incêndio de grandes proporções na zona norte do Rio

Foto: Reprodução Redes Sociais
Pânico, terror, desespero, definem a tragédia acontecida no início da noite desta quinta-feira (12) no Maracanã, zona norte do Rio, onde um incêndio de grandes proporções atingiu o Hospital Badim. A unidade foi construída em 2000 e tinha 6 andares e 200 leitos. Haviam 103 pacientes internados na hora do incêndio. 

A suspeita é que o fogo tenha começado por conta de um curto circuito no gerador do prédio 1. O fogo começou por volta das 18h:30min.  Segundo moradores, pacientes e funcionários começaram a sair do hospital assim que o incêndio começou. 

— Foto: CELSO PUPO/FOTO ARENA/ESTADÃO 
Os pacientes dos Centros de Tratamento Intensivos 1 e 2 logo foram retirados, e receberam os primeiros atendimentos no meio da rua e em calçadas, e numa creche que fica ao lado do hospital,  enquanto foram transferidos para outros hospitais. Os pacientes foram atendidos na calçada das ruas São Francisco Xavier e Artur Menezes. Três bases de atendimento foram improvisadas em imóveis próximos ao local; entre eles, a creche e a garagem de um prédio.

A energia elétrica foi desligada pela Light para facilitar o trabalho das equipes de atendimento e resgate.

11 mortos já foram confirmados

Um corpo foi encontrado ainda no início da noite. Na madrugada desta sexta (13), mais 10 corpos foram encontrados, totalizando 11 vítimas fatais nessa tragédia. Os corpos foram levados pelo IML e as famílias serão recebidas por volta de 8 da manhã. 

A direção do hospital deverá se reunir com equipe da polícia e do corpo de bombeiros, e deverá se pronunciar durante a manhã, mas já emitiu notas relatando a tristeza pelo acontecimento  e as medidas tomadas para garantir a assistência dos pacientes em outras unidades. "Desde o primeiro momento a prioridade total foi socorrer os pacientes e funcionários e salvar vidas. Mais de 100 médicos foram mobilizados para dar assistência aos pacientes que estavam sendo socorridos.", dizia um trecho da primeira nota divulgada ainda na noite de ontem.

Numa segunda nota, durante a madrugada, a direção do Hospital Badim informou a disponibilização do número de Whatsapp (021) 9 7101-3961 e o e-mail suportefamiliares@badim.com.br para que os familiares dos pacientes envolvidos no incêndio entrem em contato para receber informações sobre sua localização.

Com informações do G1 e do O Globo Rio

Mais Fotos:

Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO

 Foto: Reprodução/Redes Sociais

 Foto: Reprodução/Redes Sociais

 Foto: Reprodução/Redes Sociais

 Foto: Reprodução/Globocop