Saboeiro vence o time de Cariús e se consagra campeão do Interligas 2019 ~ Ceará da Gente

Saboeiro vence o time de Cariús e se consagra campeão do Interligas 2019


As seleções de Saboeiro e Cariús se enfrentaram na noite desta sexta (13), no Estádio Morenão, em Iguatu, na disputa da grande final do Campeonato Interligas 2019, e a seleção de Saboeiro levou a melhor, vencendo por 3 x 1 seu adversário.

Braga com seu pai,
segurando o troféu.
A conquista do campeonato trouxe um pouco de alegria ao coração dos saboeirenses, que enfrentam um momento delicado no campo político-social. O esporte é, reconhecidamente, uma fonte alternativa que leva alegria e mobiliza atletas e torcedores a encarar a vida e os problemas com mais força e dinamismo.

Saboeiro e Cariús haviam se enfrentado na primeira fase do campeonato, onde houve empate de 1 x 1. A expectativa para o jogo era enorme, por parte das duas torcidas, bem representadas e muito animadas nas arquibancadas do Morenão. 

A torcida de Saboeiro

Uma comitiva com muitos torcedores compareceu ao Morenão, incluindo o Prefeito da Cidade, Gotardo Martins, que deu apoio logístico para levar a torcida. Além de dois ônibus que foram colocados a disposição da torcida, cerca de quinze carro particulares foram a Iguatu, e a galera agitou as arquibancadas com muita animação. Na cidade, os torcedores se concentraram para acompanhar o jogo pelas transmissões nas redes sociais, em suas residências ou concentrados em bares da cidade. A maior concentração foi no Vilas Bar, onde uma TV reproduziu a transmissão da TV Centro Sul.


A partida

O time entrou em campo com muita confiança, e teve melhor desempenho durante toda a partida, mesmo tendo perdido alguns chutes a gol. 

O primeiro gol foi de Gueguê, o camisa 9 de Saboeiro, feito de cabeça, aos 8 minutos de jogo. 

O segundo gol aconteceu aos 21 minutos, numa jogada pela direita que começou com o toque de bola entre Marcelo Arneiroz e Dudé, passando para Gueguê, que ajeitou a bola no peito e cruzou para Bruno Petrola, que marcou o segundo gol da partida e do time, de cabeça.

Na narração de Beu Paulino e nos comentários de Alex Santana, Tony Alvarez e Rubens Duarte, pela TV Centro Sul, eles destacaram o desempenho da equipe de Saboeiro, visivelmente melhor na partida, com mais velocidade, boa postura tática, e excelente preparo físico. A sintonia da equipe e o grande trabalho do técnico Braga também merecem nosso destaque.

Aos 32 minutos de partida Marcelo Arneiroz desperdiçou a chance do terceiro gol, chutando a direita do goleiro Anderson, assustando o time adversário e levantando a torcida.  Aos 34 minutos ainda do primeiro tempo, Marcelo Arneiroz, quase marca também um gol, mas a bola foi na trave. No minuto seguinte, Bruno Petrola, na sequencia de uma jogada pela esquerda, quase faz o gol, mas a bola rolou direto pela frente da trave. Na sequência, chegando aos 36 minutos e meio, numa jogada espetacular do time de Saboeiro, nos pés do veloz Gueguê, agitou a arquibancada, mas houve falha na finalização e o esperado terceiro gol do time da Terra do Galo não veio, a bola foi pra fora da trave. Quatro gols perdidos e a platéia enlouquecida dava o tom da eletrizante partida.

Cariús fez o seu único gol da partida aos 36 minutos e 40 segundos, num vacilo da zaga de Saboeiro, o inesperado gol do zaqueiro Mim, camisa 10 da seleção de Cariús, também de cabeça.

O segundo tempo seguiu no mesmo ritmo. esperava-se que a equipe de Cariús voltasse a campo com maior equilíbrio, repetindo sua performance dos jogos anteriores, com as seleções de Várzea Alegre e Arsenal, mas o time voltou com o mesmo desequilíbrio, com os adversários saboeirenses notadamente jogando melhor. Houve substituições, mas o esperado gol do empate não veio.

O quarto gol da partida e terceiro de Saboeiro só veio aos 34 minutos do segundo tempo, numa sequência a partir do lance de Gueguê, que chutou forte a bola para a área para a finalização de Marcelo Arneiroz, camisa 23, que chutou e sacramentou a ampliação da vitória, marcando o gol, com muita comemoração dos jogadores, comissão técnica, banco dos reservas e torcida, que gritava "É campeão!" 

Premiação Extra

A TV Centro Sul, com patrocínios da Zenir Móveis e da Castelo Branco Imóveis, premiou o melhor jogador da partida com uma TV 32 ", o melhor jogador do time perdedor com R$ 300 reais e o melhor goleiro da partida com um jantar na Churrascaria O Guarani, com consumo de R$ 200 reais. 

O camisa 9 de Saboeiro, Gueguê, levou pra casa a TV 32", em oferecimento da Zenir. Os demais prêmios foram para membros da seleção de Cariús: o jogador Mim, foi escolhido o melhor do time que ficou com o vice-campeonato, e levou o prêmio em dinheiro, oferecido pela Castelo Branco Imóveis, e o jantar foi o goleiro Anderson, apontado pela equipe da TV Centro Sul como o melhor goleiro no jogo.

De acordo com Alex Santana, dono do voto que definiu a escolha do melhor jogador em campo, Gueguê se destacou pela velocidade e participação em todos os grandes lances do jogo

Depoimentos:

- Prefeito de Saboeiro: Entrevistado pelo repórter Fábio Martins, o prefeito de Saboeiro, Gotardo Martins, elogiou a torcida e o time, e garantiu que ano que vem a seleção de Saboeiro viria mais forte, porque o município investiria mais no esporte. O prefeito chegou a dizer que o esporte de Saboeiro estava com um século de atraso (como pode ser conferido no vídeo da TV Centro Sul), e citou seus dois deputados, Patrícia Aguiar e Domingos Neto, que o ajudariam na sua gestão. Fábio Martins foi feliz ao citar o nome de Netão da Raulim, que fez muito pelo esporte de Saboeiro, e o prefeito completou, reafirmando a contribuição do empresário para o esporte do município. 

- Braga: O técnico do time de Saboeiro é um capítulo à parte nesse momento. O atual secretário de Cultura e Esporte de Saboeiro não tem medido esforços para resgatar o brilho do futebol saboeirense, e o resultado desse campeonato tem mostrado que ele tem cumprido com louvor suas funções de secretário e de técnico. Visivelmente emocionado e feliz, Braga enalteceu o desempenho do seu time,  a quem definiu como uma equipe guerreira, que com humildade e trabalho mostrou sua capacidade de ser campeão,  agradecendo o esforço de todos e os apoios recebidos. Braga salientou que a equipe sabia que ia ser campeã. "Esse título não é só meu e da seleção. Ele é de todos os saboeirenses. Pra você que acreditou, meu muito obrigado, e pra você que duvidou, você vai ter que me engolir", disse o técnico. A vitória teve ainda um sabor especial, por ser véspera do aniversário do técnico.

Braga agradeceu a equipe da TV Centro Sul pela cobertura, frisando que muitas pessoas de outros estados acompanharam a partida pela TV. "Muito obrigado! Saboeiro está de portas abertas para vocês" disse o técnico a Alex santana e Fábio Martins". Alex Santana, por sua vez, parabenizou ao Braga, e definiu o time de Saboeiro como um "time incrível".

"Esse título não é só meu e da seleção. Ele é de todos os saboeirenses. Pra você que acreditou, meu muito obrigado, e pra você que duvidou, você vai ter que me engolir" (Braga-Técnico da seleção de Saboeiro)

Gueguê: O atleta de Saboeiro, eleito o melhor jogador da partida pela equipe da TV Centro Sul,  na disputa com Marcelo Arneiroz, segundo colocado na votação, agradeceu o apoio da torcida e  escolha como melhor jogador em campo, falou da felicidade pela conquista do título. 

-Yan: O zaqueiro central, camisa 21 do time saboeirense, que se recuperou há pouco tempo de uma cirurgia, falou do seu reconhecimento ao técnico Braga, que acreditou nele, e apostou na sua capacidade de fazer parte do campeonato e da seleção. "Não há vitória maior que a honestidade, a vontade e a garra que mostramos em campo". 

"Não há vitória maior que a honestidade, a vontade e a garra que mostramos em campo" (Yan- Zagueiro de Saboeiro)

Artur- capitão da equipe de Cariús: O atleta do time cariuense ressaltou que a sua equipe chegou à final por mérito, que lutaram, mas o desfalque no time prejudicou o desempenho da sua equipe no jogo, diante da ausência de importantes jogadores que vinham se destacando, fazendo gols nos outros jogos.   O jogador, porém, disse que a vitória de Saboeiro foi merecida e o time está de parabéns, equipe bem montada, jogou bem, e disse reconhecer que seria difícil, sem a presença de peças fundamentais no time de Cariús, vencer o adversário.

Mim: O jogador do time de Cariús agradeceu a premiação, e parabenizou a equipe de Saboeiro, falando que o time jogou um grande futebol na partida e a vitória foi merecida. "Parabenizo também a equipe do Cariús que em nenhum momento baixou a cabeça, saímos atrás do placar, tentamos buscar o resultado, e infelizmente não deu, mas saímos daqui de cabeça erguida e todos somos vencedores". 

"Parabenizo também a equipe do Cariús que em nenhum momento baixou a cabeça, saímos atrás do placar, tentamos buscar o resultado, e infelizmente não deu, mas saímos daqui de cabeça erguida e todos somos vencedores". (Yan- jogador da seleção de Cariús)
Aécia Leal.
Vídeo

Assista o vídeo da TV Centro Sul, com a transmissão dos dois jogos da noite: Alencar x Gama; Cariús x Saboeiro (Desligue o player da nossa rádio)