Saboeiro: Projeto Esporte e Cidadania na resistência! ~ Ceará da Gente

Saboeiro: Projeto Esporte e Cidadania na resistência!

Categoria Sub 15

A SECULTE de Saboeiro com O Projeto ESCOLINHA DE FUTSAL E FUTEBOL "ESPORTE E CIDADANIA "educacional e socioesportivo que, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, utiliza o futebol como fio condutor para o desenvolvimento integral – físico, psicológico e social de jovens de 9 a 18 anos.

O Projeto " ESPORTE E CIDADANIA "reconhece o futebol como um grande potencial educativo, capaz de contribuir na formação da cidadania, combate à violência,respeito aos Direitos Humanos e inclusão social. E a partir disso é que o "PROJETO ESPORTE E CIDADANIA" adota estratégias didáticas e desenvolve metodologias participativas que trabalhem Olhar – Refletir – Agir, em três eixos principais: Família, Escola e Esporte.

Toda a ação metodológica do projeto é orientada a partir do Guia do Esporte e Cidadania, são eles: inclusão de todos; construção coletiva; respeito à diversidade; educação integral; rumo à autonomia.


Secretário de Cultura, Turismo e esporte - Antônio Braga -(SECULTE)

Coordenador do projeto ESPORTE E CIDADANIA: Marconi Alves

"Juntos Somos Mais"

PARCERIAS:

-Assistência Social
-CRAS 
 -Secretaria de Educação
-Escola Anexo
-Escola Manoel Gonçalves dos Santos 
-Prefeitura Municipal

Categoria Sub 12


Catgoria Sub 10

MAIS SOBRE O PROJETO

O projeto pretende utilizar o esporte em sua modalidade,o futebol,como expressão de cultura e rendimento, enfatizando a conclusão Social, traduzida como um fator de transformação e desenvolvimento humano, no caso,das crianças,gerando mais saúde, mais equilíbrio, agregando valores e capacitando pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade.

O projeto torna-se uma conjuntura CRAS, ASSISTÊNCIA SOCIAL, SEC. DE ESPORTE, SEC. DE EDUCAÇÃO,que envolve Escolas,diretores, alunos,pais e pessoas da sociedade saboeirense no que se refere ao esporte.

O QUE É ESPORTE ?

É o motivador de interesses,resgatando a cultura do esporte e promovendo  oportunidades de crescimento pessoal para as crianças e os adolescentes.

O teor deste projeto "ESPORTE E CIDADANIA" vem ajudar na integração entre escolas e outros segmentos da sociedade,pois complementa o trabalho no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Uma vez na prática do esporte oferecer formar disciplinar no que diz respeito a formação de caráter das crianças e dos adolescentes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*DISCIPLINAR  AS CRIANÇAS DIANTE DO ESPORTE;
*REDUZIR A EVASÃO ESCOLAR;
*PROMOVER UMA INTEGRAÇÃO DE INSERÇÃO SOCIAL;
*ENSINAR OS VALORES ÉTICOS E MORAIS DA CIDADANIA,MEDIANTE O ESPORTE;
*INCENTIVAR A PRÁTICA DO ESPORTE COMO: FUTSAL E FUTEBOL;
*DA OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO FÍSICO E PSÍQUICO-SOCIAL DE TODAS ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
*OPORTUNIDADES IGUAIS

A VERDADEIRA HISTÓRIA


O Projeto ESPORTE E CIDADANIA não é novo. De fato é um projeto criado há 4 anos, pelo técnico esportivo e oficineiro de esporte e cultura Marconi  Alves, o  qual vem tocando sozinho com recursos do CRAS. 

Passando por algumas restrições especialmente durante o ano de 2018, o projeto chegou a ficar parado, mas o mesmo foi renovado e passou a ser desenvolvido em parceria com a SECULTE, neste ano de 2019, pela visibilidade aguçada e sensibilidade do atual Secretário Antonio Braga, que além de subsidiar financeiramente, através da SECULTE, disponibilizou uma equipe de quatro monitores para colaborar na aplicação desse projeto tão importante para a juventude saboeirense.

De acordo com Marconi Alves, o empenho do Secretário Antonio Braga, foi primordial para o retorno do projeto. "Ele é um homem de muita visão, e muito empenhado em desenvolver ações que favoreçam a juventude do município, muito desassistida em termos de projetos que viabilizem o fortalecimento do esporte e da cultura no nosso município. De modo particular, sou grato pelo valor que ele me atribui, como profissional, reconhecendo meu esforço e capacidade em gerir o projeto, e abraçando outras idéias que temos discutido.", disse.

Soltando o Verbo:

Marconi Alves sempre levantou a bandeira do esporte e da cultura na Terra do Galo. Além dos projetos esportivos, ele foi o braço mais forte para alavancar o movimento quadrilheiro do município, que infelizmente morreu pela total falta de apoio das gestões municipais na última década.

O Secretário Antonio Braga tá cumprindo bem o seu papel. É um homem de bem, e sempre se envolveu diretamente nas práticas esportivas de Saboeiro. Tenho certeza que ele é sensível à grande carência que os jovens do município enfrentam em relação ao esporte e a cultura, pois o município não investe quase nada nesses setores, que são sempre colocados em terceiro plano. 

Bravíssimos conterrâneos que lutam para não deixar a chama do esporte apagar, como pagou-se a da cultura!

Aécia Leal.