Na Bienal do Livro, montagem une música e literatura a partir da obra do saboeirense Ronaldo Correia de Brito ~ Ceará da Gente

Na Bienal do Livro, montagem une música e literatura a partir da obra do saboeirense Ronaldo Correia de Brito





Ronaldo Correia de Brito é uma caixinha maravilhosa de doces poéticas e lindas surpresas. O ilustre filho do pequeno Saboeiro não para de reinventar-se nesse universo mágico da Literatura. Referência, o escritor, médico e dramaturgo brasileiro é mais umas das pérolas preciosas que o sertão saboeirense deu de presente ao mundo.

A terra mãe que  o gerou era muito pequena pra o tanto que tornaria o menino grande. Nascido no Sítio Lajedo, Saboeiro, no ano de 1951, aos 4 anos migrou com a família para o Crato, e mais tarde, em 1969 para o Recife, onde é erradicado e se destacou nesse cenário múltiplo e fascinante da medicina, dos livros, das universidades e do cinema.

Sua participação na Bienal do Livro em Fortaleza foi mais um desafio cumprido com excelência, atribuindo enorme valor ao evento e a cultura brasileira como um todo.

AS CIDADES E OS LIVROS: O que têm em comum Buenos Aires, Crato, Berkeley, Saboeiro e Recife?

Tudo!

"Nos contos e romances do escritor saboeirense Ronaldo Correia de Brito é possível viajar por todas essas cidades, num roteiro poético e realista. A história dos últimos 50 anos de Brasil, América Latina e Estados Unidos é revisitada em contos e trechos de romances, numa performance com o grupo ativista-musical Estesia. Uma viagem realista, mágica e sensorial."

O Estesia é uma experiência sensorial, imersiva e interativa de som e luz que envolve a reconfiguração afetiva de espaços através de um show que une canção e paisagens sonoras urbanas e eletrônicas.

Parceria entre o escritor e o Grupo Estesia resulta num espetáculo mágico de imersão por letras, paisagens e sonoridades

É da natureza de Ronaldo Correia de Brito o gosto pelo inquietar-se. E se, a priori, o semblante pacato que carrega consigo não transparece a borbulha interna, as muitas atividades reunidas no currículo deixam entrever a pluralidade de suas ações. É médico, dramaturgo e escritor. Entre essas três áreas, faz mais: injeta em cada ato um desejo de mudança, a busca por novidade.
O trabalho que apresentou com o grupo ativista-musical recifense Estesia, recebeu o nome de   "Estesia e Ronaldo Correia de Brito: A Cidade e os Livros"aconteceu nesta quinta (22), dentro da programação da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos. A idéia foi criar um espetáculo que criasse uma experiência musical e visual única, que provocasse o público. A montagem foi planejada especialmente para o evento e sela a parceria firmada entre os envolvidos.
Com informações do DN e da página de Ronaldo no facebook.